lundi 23 mars 2009

F.C. PORTO - Também no hóquei estamos sozinhos na Europa

Também no hóquei estamos sozinhos na Europa
Artigo de José Carvalho - Portal dos Dragões 15/03/2009

Não é só no futebol que carregamos com o país às costas. Também é assim no hóquei em patins.

Tanto num desporto como no outro, as pessoas habituaram-se a relacionar a maior prova de clubes com o FC Porto. Quando se fala de Portugal, é inevitável que o primeiro nome que venha a cabeça das pessoas seja o FC Porto.

De futebol, já se fala sobejamente. Falemos então de hóquei em patins. Nesta temporada 2008/09, o FC Porto já assegurou a conquista da Supertaça, venceu de forma clara a fase regular do campeonato e ainda se encontra envolvido na Taça de Portugal, onde tem legítimas ambições a levantar mais um «caneco».

Quanto às contas europeias, só na última jornada foi possível garantir o apuramento, até porque no nosso grupo estavam 2 equipas grandes da OK Liga, o Noia e o Igualada. Não ficámos no 1º lugar do grupo, o que é raro, mas assegurámos o essencial. Vencemos o Igualada na última jornada e assegurámos a qualificação para a «final 8», que se disputa em Bassano (Itália).

E quem são os outros apurados? Constatamos que dos 8 qualificados, 5 (cinco!) são de Espanha, 2 de Itália e apenas 1 de Portugal. Se o jogo com o Igualada tivesse corrido mal, esta história poderia ficar decidida apenas entre equipas de Espanha e Itália. Fantástico!

Há várias razões para isto. Neste país à beira-mar plantado, trata-se muito mal a modalidade que mais títulos colectivos deu a Portugal. É uma coisa verdadeiramente chocante. Primeiro, as televisões ostracizaram uma modalidade que já não é atractiva simplesmente porque o campeão é sistemáticamente o FC Porto.

Com estas "birrinhas" estúpidas, afastaram os patrocinadores da modalidade, que agora sofre as estopinhas para sobreviver. Apenas o FC Porto consegue andar à tona de água, e com uma equipa de nível internacional. E também temos um país suficientemente engraçado para que a equipa que costuma ser finalista derrotada do play-off nem se dar ao trabalho de se inscrever nas provas europeias!

Onde estão os paladinos da moral e do patriotismo agora? Como classificar esta atitude à luz do ranking de pontos a atribuir a cada país? Pois é: neste momento, o bonito resultado disto tudo é que em 8 finalistas para a Liga Europeia, 5 são espanhóis.

O FC Porto, como sempre, tudo tentará para trazer para casa e para o país o terceiro título europeu. Não será nada fácil. Há por Espanha e Itália equipas magníficas, que ainda por cima evoluem em campeonatos que são acarinhados. Pelos adeptos foram sempre, mas também são acarinhados pela comunicação social e também pelos sponsors e tudo aquilo que faz mexer o desporto nos dias de hoje.

Como sempre, estaremos orgulhosamente sós a defender Portugal!

Aucun commentaire: