mardi 30 juin 2009

Padre Miguel homenageado no Torneio da Salesiana

Padre Miguel homenageado no Torneio da Salesiana
*
Artigo & Foto: DESPORTO NA LINHA - 28.06.09
*
O Torneio da Salesiana do Estoril teve este ano um significado muito especial, com a homenagem ao Padre Miguel, presidente e fundador da Associação Juventude Salesiana.

Este foi, sem dúvida, o momento alto do evento, muito acarinhado por todos os presentes, desde os representantes das várias entidades oficiais, dirigentes desportivos, antigos e actuais atletas e alunos, unânimes em afirmar esta homenagem como “um justo reconhecimento” por tudo o que o Padre Miguel ainda hoje representa na vida de todos, seja nos Salesianos, no concelho de Cascais e de uma forma geral, no hóquei em patins nacional. Pelas suas mãos, ao longo de várias décadas de dedicada actividade educacional e desportiva, passaram centenas de jogadores do hóquei patinado. Hoje, este emérito homem de bem, pode orgulhar-se de ter dado à modalidade, célebres internacionais portugueses, como Chana, Sobrinho, José Virgílio, Picas e Piruças, entre muitos outros.
Também neste âmbito, a Associação de Patinagem de Lisboa decidiu associar-se a esta homenagem, condecorando o Padre Miguel com o seu mais alto galardão, o Colar de Honra ao Mérito, entregue na cerimónia por Vítor Martins e Luís Nascimento, respectivamente, antigo e actual presidentes daquela associação. Um prémio que “não é do Padre Miguel mas sim da Juventude Salesiana”, afirmou na ocasião o homenageado.

O evento contou ainda com um extraordinário momento de convívio proporcionado por um jogo de veteranos, onde o Padre Miguel pôde voltar a ver evoluir em cima dos patins muitas das suas antigas glórias, como Chana, José Virgílio, Piruças, Dinis, Raul Pereira, Artur Agostinho, Pedro Simões, Carlos Santos, João Paulo, Favinha e Tiago (Bubu).

Quanto à vertente da competição propriamente dita, este Torneio de Hóquei em Patins Juvenil da Juventude Salesiana, foi disputado em todos os escalões de formação. A Juventude Salesiana saiu vencedora nas categorias de Escolares e Infantis, o Hóquei de Sintra venceu em Benjamins, o Parede triunfou no escalão de Iniciados, a equipa de Santarém ganhou em Juvenis, e a Selecção da Associação de Patinagem da Madeira, arrecadou o troféu correspondente à categoria de Juniores.

Juniores – Resultados: Juventude Salesiana – Amadora, 5-0; Amadora – AP Madeira, 1-14; Salesiana – AP Madeira, 0-10:
Classificação – 1.º AP Madeira; 2.º Juventude Salesiana; 3.º Amadora.

Juvenis – Resultados: Salesiana – Santarém, 4-14; Setubalense – Santarém, 1-13; Salesiana – Setubalense, 3-5.
Classificação – 1.º Santarém; 2.º Setubalense; 3.º Salesiana.

Iniciados – Resultados: Cascais – Parede, 1-1; Juventude Salesiana – Cascais, 7-2; Juventude Salesiana – Parede, 2-4.
Classificação – 1.º Parede; 2.º Juventude Salesiana; 3.º Cascais.

Infantis – Resultados: Juventude Salesiana – Nafaros, 1-2; Amadora – Nafarros, 4-3; Juventude Salesiana – Amadora, 4-0.
Classificação – 1.º Juventude Salesiana; 2.º Nafarros; 3.º Amadora.

Benjamins – Resultados: Salesiana A – Salesiana B, 5-0; Stuart – Sintra, 0-8; Salesiana B – Stuart, 1-3; Salesiana A – Sintra, 1-11:
Classificação – 1.º Sintra; 2.º Salesiana A; 3.º Stuart; 4.º Salesiana B.

Escolares – Resultados: Paço de Arcos – Parede, 3-1; Salesiana A – Salesiana B, 8-1; Salesiana B – Parede, 1-4; Salesiana A – Paço de Arcos, 3-0.
Classificação – 1º Salesiana A; 2º Paço de Arcos; 3º Parede; 4º Salesiana B.
*
Artigos relacionados:
Padre Miguel é homenageado, no próximo domingo, nos Salesianos do Estoril
Juventude Salesiana vence Torneio na Alemanha
Infantis da Salesiana em torneio na Alemanha
Associação Juventude Salesiana: Quadro de resultados (06/03 a 08/03)
XIII Torneio Juvenil da Juventude Salesiana do Estoril
Juventude Salesiana abandona competição em protesto
Oeiras fecha plantel com a contratação de Rui Lopes

Aucun commentaire: