dimanche 17 octobre 2010

Alterações às Regras. Esclarecimentos ANAHP

Outros Esclarecimentos ANAHP:
Aqui vai mais um esclarecimento a dúvidas colocadas por um colega:

As Regras respondem a todas estas dúvidas, conforme passo a indicar.

Assim, no que respeita à 1ª questão (TEMPO DE POSSE DE BOLA NA ZONA DEFENSIVA), está claramente estabelecido no Artigo 9º que ...

1.1.4 Sempre que seja excedido o tempo de posse de bola na sua zona defensiva – atento o disposto nos pontos 1.1.1 e 1.1.2 deste Artigo – cada equipa é sempre sancionada com um LIVRE INDIRECTO – marcado num dos cantos superiores da sua área de grande penalidade – ainda que, antes de esgotado o tempo em causa, a bola seja enviada para fora de pista ou colocada na parte superior ou na parte traseira da baliza.

Consequentemente ... terá sempre de ser marcado um livre indirecto no canto superior da grande área da equipa que detinha a posse da bola, quando esta recupera a bola no seu meio campo ou defesa e a mesma é transportada para junto da sua baliza, colocando (aos 8 s) na malha da baliza.

No que respeita às duas questões seguintes (TEMPO DE POSSE DE BOLA NA ZONA OFENSIVA), está também claramente estabelecido no Artigo 9º que ...

1.2.3 A contagem do tempo de posse de bola não pode ser interrompida quando ocorrer qualquer uma das seguintes situações e/ou circunstâncias:
a) A equipa que detém a posse da bola na zona atacante opta por fazê-la regressar à sua zona defensiva
b) Foi sancionada uma falta que favorece a equipa que detinha a posse da bola
c) A posse da bola regressa à equipa que a detinha depois de ocorrer uma das seguintes situações:
- Ter sido assinalado um GOLPE-DUPLO
- Ter ocorrido um remate à baliza adversária, mas sem que a bola tenha tocado na parte frontal da baliza (trave ou postes) e/ou no guarda-redes, independentemente de tal remate ter sido deficientemente executado ou de ter ocorrido um ressalto ou desvio da bola por parte dum adversário ou de um colega de equipa.

Consequentemente ... a contagem do tempo de 45 segundos apenas pode ser interrompida quando a equipa que detém a posse da bola beneficia da marcação dum penalty ou dum livre directo ou quando a bola é defendida pelo guarda-redes ou embate na parte frontal (trave ou poste) da baliza adversária, pelo que:

a) A contagem do tempo de posse da bola em zona ofensiva (45 s.) não é interrompida quando a posse da bola regressa à equipa que a detinha, depois desta ter efectuado um remata a baliza do adversário em que a bola:
· Não toca no guarda-redes, ou nos postes ou na trave da baliza.
· Acerta num jogador adversário e muda de trajectória

b) A contagem do tempo de posse da bola em zona ofensiva (45 s.) não é interrompida quando um jogador adversário corta a bola mas esta regressa à posse da equipa que já a detinha.

Um abraço
ANAHP


PREGUNTA:

- Quando se está na eminência do jogo passivo ou seja, uma equipe recupera a bola no seu meio campo ou defesa, e, como tal, tem 10 s para passar a linha de meio campo, mas esta não lhe interessa ou não está para aí virada e, recuperou a bola e leva-a para junto da sua baliza e quando aos 8 s, coloca a bola na malha da baliza à espera que o arbitro assinale golpe-duplo ou então atira a bola para fora. Esta situação é passiva de livre indirecto no canto superior da grande área da sua equipe. Certo!?

- Outra situação tem a haver com o jogo passivo mas na situação de ataque ou seja, uma equipe depois de recuperar a bola e indo em contra-ataque tem 45 s para stickar à baliza. Até aqui tudo uniforme mas à quem seja apologista do seguinte: a) a bola não acerta na baliza (postes ou barra) nem acerta no guarda-redes mas fica na posse da mesma equipe que tentou fazer golo, como tal, e porque stickou, novo período de 45 s – o que não foi assim que nos disseram lá na reciclagem.

b) a mesma situação anterior só que desta vez acerta num jogador de equipe diferente na sua trajectória e fica na posse da mesma equipe que rematou!; Novo período de 45 s – eu continuo a dizer k não pois em ambas as situações nunca houve posse de bola pela equipe adversária nem houve contacto com o guarda-redes ou os postes;

c) em jogo corrido e em contra-ataque, um elemento da equipe contrária corta a bola mas esta fica em posse de um outro jogador da equipe que ataca, logo ainda do período dos 45 s. Recomeça uma nova contagem!? – Como te digo, não houve posse de bola por parte da outra equipe como tal não se deve iniciar um novo período de 45 mas manter o k já está em contagem.
*
Mais um esclarecimento a uma questão colocada por um colega.

Pergunta:
A bola está na posse da bola da equipa A há 40 segundos, e os árbitros começam a contar os 5 segundos e a equipa remata ao 4 segundo a bola passa ao lado da baliza , embate na tabela e vai para um jogador da equipa A (aos 46 segundos) que se encontrava perto do local. O árbitro interrompe o jogo marca um livre indirecto contra a equipa A.
Pergunto.
Onde deverá ser marcado o livre indirecto, considerar que a equipa A teve a posse da bola mais de 45 segundos e marcar no canto superior da sua área de grande penalidade, ou no local onde o jogador da equipa A ficou na pose da bola?

Resposta:
Mais um esclarecimento a uma questão colocada por um colega.

As Regras (ponto 3.2. Artigo 9º) são claras, precisas e concisas:
3.2 Sempre que a equipa atacante não conclua a sua acção ofensiva – não rematando à baliza antes de decorridos os 5 (cinco) segundos concedidos – o Árbitro Principal responsável pela contagem do tempo terá de interromper o jogo de imediato, sancionando a equipa infractora com LIVRE INDIRECTO, a executar num dos cantos superiores da sua área de grande penalidade.

Consequentemente, sempre que o Árbitro interromper o jogo para assinalar excesso de tempo de posse de bola, terá de assinalar o correspondente LIVRE INDIRECTO num dos cantos superiores da área de grande penalidade da equipa infractora.

Abraço
ANAH
P

Aucun commentaire: